Cursos

Especialização Profissional em Enf. em UTI (adulto) e Hemodiálise

uti
Inscreva-se

Inscreva-se Já
INFORMAÇÕES DO CURSO
INFORMAÇÕES PESSOAIS
ENDEREÇAMENTO
CONTATO
Please wait...

Duração: 7 Meses
Periodos: Tarde, Noturno
Número de Vagas: 30 por sala e periódo

Descrição do curso: . O curso terá a duração de 240 horas, acrescidas de 120 horas destinadas ao estágio supervisionado, num total de 360 horas, divididas em três módulos seqüenciais distribuídos em um semestre letivo. O Técnico de Enfermagem especializado em Terapia Intensiva (adulto) e Hemodiálise da Escola Nova Biotec com organização curricular estruturada em módulo seqüenciais, constituindo – se em um conjunto de competências. Têm como organização curricular o perfil profissional de conclusão, definindo o profissional que se deseja habilitar. Considerando que os focos da nova visão para o ensino profissional são as competências que devem ser desenvolvidas e, entendendo – se por competências profissional a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz e atividades requeridas pela natureza do trabalho, a Escola entende por currículo como sendo um conjunto integrado e articulado de aprendizagens profissionais significativas. Assim, a proposta da Organização Curricular da nossa Escola, fundamenta – se nos Referenciais Curriculares Nacionais – Área Saúde, recentemente emanados pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Média e Tecnológica e atende o disposto no Parecer CNE/CEB nº 16/99, Res. nº 04/99 e Indicação CEE nº 08/2000 e visa facilitar atingir as competências pretendidas. O Estágio Profissional Supervisionado, com duração de 120 horas, com o objetivo de introduzir o aluno no ambiente de trabalho da área de saúde e consolidar as competências para a execução de procedimentos de trabalho.

OBJETIVO
O Técnico de Enfermagem com especialização em Terapia Intensiva (adulto) e Hemodiálise integra equipes que desenvolvem, sob a supervisão e responsabilidade técnica do Enfermeiro, ações específicas junto a esses serviços, prestando cuidados de enfermagem, aos pacientes críticos e àqueles submetidos à terapia dialítica. Para tanto, deverão desenvolver as seguintes competências: Identificar e caracterizar os sistemas de saúde vigentes, público e privado, suas diversas formas de trabalho e possibilidades de atuação na área; Identificar e aplicar na realização de seu trabalho a legislação sobre os direitos do usuário dos serviços de saúde; Identificar, caracterizar e aplicar conceitos e indicadores específicos de qualidade no atendimento ao cliente/paciente, dentro dos limites de sua atuação. Identificar, caracterizar e aplicar normas e princípios relacionados á ergonomia, prevenção de acidentes e biossegurança, na realização do seu trabalho, para sua proteção e a do cliente/paciente; Identificar, caracterizar e aplicar na realização do seu trabalho, medidas de prevenção dos riscos físicos, químicos e biológicos, assegurando sua saúde e segurança, bem como a do cliente/paciente. Interagir com a equipe de enfermagem, estabelecendo as relações existentes entre seus membros, objetivando a organização do trabalho e eficácia do atendimento ao cliente/paciente; Interagir com o cliente/paciente e equipe multiprofissional, de forma respeitosa e Ética; Participar dos programas de treinamento e reciclagem estabelecidos para sua área de atuação; Identificar e caracterizar os aspectos estruturais de uma unidade de Terapia Intensiva relacionados a sua função, especialidades, organização humana e tecnológica; Identificar, caracterizar e utilizar materiais e equipamentos empregados na prestação dos cuidados de enfermagem ao paciente crítico (adulto). Prestar cuidados de enfermagem aos pacientes adultos críticos, clínicos ou cirúrgicos; Identificar e caracterizar os aspectos estruturais de uma unidade de Terapia Dialítica relacionados à sua função, organização humana e tecnológica; Identificar, caracterizar e utilizar materiais e equipamentos empregados na prestação dos cuidados de enfermagem aos pacientes adultos submetidos a terapia dialítica; Prestar cuidados de enfermagem aos clientes/pacientes adultos submetidos à terapia dialítica.

DIFERENCIAL
O Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho para Técnicos de Enfermagem objetiva atender à necessidade de formação específica desses profissionais para prestarem assistência de enfermagem ao trabalhador, desenvolvendo as competências profissionais que lhes permitam atuar com eficiência e eficácia na preservação da saúde do trabalhador. O Técnico em Enfermagem do Trabalho é um profissional que compõe a equipe multiprofissional dentro das empresas, atuando tanto na preservação quanto nas soluções de doenças ocupacionais e acidente de trabalho. As necessidades empresariais atuais, associadas ás tensões da vida moderna, elevaram estes problemas a níveis que exigiram uma tomada de posição por parte das empresas nas abordagens de soluções, e a saída mais produtiva, foi à participação do Técnico do trabalho, atuando diretamente com a empresa e o trabalhador. Devida e a exigências das empresas e a grande procura dos profissionais para o aperfeiçoamento na área de enfermagem, a Escola Nova Biotec sentiu a necessidade de implantar o Curso de Habilitação Profissional Técnica em Enfermagem do Trabalho, visando atender a expectativa desses trabalhadores, além de aprimorar os conhecimentos diante da tecnologia e do campo de trabalho altamente competitivo.

PÚBLICO ALVO
Alunos Egressos do técnico de Enfermagem.

EXIGÊNCIAS
Pré-requisito: Constituirão requisitos indispensáveis para ingresso no Curso, idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos e conclusão da Habilitação Profissional de Técnica de Nível Médio, a conclusão do ensino médio ou equivalente no ato da matrícula Documentos necessários para matrícula: (cópia e original) Histórico Escolar do ensino Médio ou equivalente que comprove a escolaridade mínima exigida; Histórico Escolar da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; Certidão de Nascimento ou Casamento; Cédula de identidade (RG); Cédula COREN; Título de eleitor; Comprovante de residência; CIC; Atestado de reservista (para o sexo masculino); Duas fotos 3×4 (recente)

ÁREA DE ATUAÇÃO
O Técnico de Enfermagem com especialização em Terapia Intensiva (adulto) e Hemodiálise integra equipes que desenvolvem, sob a supervisão e responsabilidade técnica do Enfermeiro, ações específicas junto a esses serviços, prestando cuidados de enfermagem, aos pacientes críticos e àqueles submetidos à terapia dialítica. Colaborar com todas as tarefas técnicas e administrativas relativas ao campo de trabalho com o médico e o enfermeiro e com o pesquisador que atua no campo. Aplicar suas competências e habilidades relativas à enfermagem do trabalho desenvolvidas no curso em questão. Colaborar no desenvolvimento dos programas na prevenção de acidente de trabalho, sob orientação do enfermeiro.
COORDENADOR(a)
Kelly Janaina Munhoz
Compartilhe!! Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone